Colocar imóvel mobiliado para alugar é uma boa ideia?

Você quer alugar seu apartamento, mas não sabe se deve deixar ou retirar a mobília? Vem conferir os prós e contras de cada um aqui comigo.
voce deve alugar seu apartamento mobiliado?

Como um dono de imóvel, muitas dúvidas podem surgir na hora de colocar no mercado imobiliário e uma delas é: vale a pena alugar apartamento mobiliado?

De maneira geral, cada caso é um caso.

Se você tem um imóvel na praia e gostaria de alugar apenas por temporada, por exemplo, alugar um apartamento mobiliado é uma excelente alternativa.

Porém, se o apartamento é no meio da cidade e você pretende fazer contratos anuais, é preciso considerar outros pontos.

Para entender quais são esses pontos, separei uma lista de vantagens e desvantagens para você conferir a seguir.

Vantagem: Praticidade para o inquilino

Muitas pessoas que buscam por um imóvel para alugar estão atrás da alternativa mais simples e que ofereça um bom custo-benefício. Tendo isso em vista, muitas pessoas vão dar preferência por apartamentos mobiliados.

Contudo, é preciso pensar estrategicamente. O que isso quer dizer? Imóveis na praia e em áreas universitárias costumam ser alugados por períodos de tempo mais curtos. Ou seja, os inquilinos não querem se comprometer com a compra de mobília.

Nessas áreas, já ter os móveis disponíveis será um atrativo e diferencial para alugar o seu apartamento com mais facilidade.

Desvantagem: Responsabilidade do inquilino

Por outro lado, manter a conservação dos móveis em bom estado pode ser difícil com essa grande rotatividade de inquilinos. Os contratos para apartamentos mobiliados costumam conter cláusulas específicas para determinar os cuidados com as peças dentro da casa.

Alguns inquilinos podem se afastar por conta dessa responsabilidade.

Da mesma maneira, outros podem decidir não alugar por conta de algum imóvel deteriorado. Você, como proprietário, também precisa ter responsabilidade de substituir itens quando necessário.

Vantagem: Aumenta a rentabilidade do imóvel

Por possuir mobília, o seu imóvel passa a ser melhor valorizado. Claro que a valorização depende de muitos fatores, porém, geralmente, esse é um fator que contribui positivamente para determinar quanto vale o aluguel do apartamento.

Para o proprietário, é ótimo. Entretanto, temos o outro lado da moeda:

Desvantagem: Aumenta o custo do aluguel

No mesmo passo em que pode ser vantajoso para o inquilino alugar apartamento mobiliado, também pode ser mais difícil arcar com os custos. Não vou dizer em todos, mas o aluguel costuma ser mais caro na maioria dos casos.

E já sabe, né? Isso espanta pessoas que já tem um orçamento limitado para alugar seu imóvel.

Vantagem: Atrai pessoas que não querem investir em mobília

Quem busca aluguel normalmente não tem um perfil para investir em móveis. Já querem morar em um lugar alugado justamente para não assumir as responsabilidades de um imóvel próprio — como a aquisição de mesas, cadeiras, camas, guarda roupas, etc.

Além disso, a maioria dos imóveis hoje são disponibilizados no mercado imobiliários vazios. Assim, deixar tudo pronto para entrar e morar pode ser um diferencial bacana para oferecer aos potenciais inquilinos.

Desvantagem: Estilo de decoração

Para quem gosta de ter sua marca e personalidade mostrada na casa, morar em um lugar que já foi mobiliado pode ser desanimador. O melhor que você pode fazer é apostar em cores neutras. Contudo, é inevitável: algumas pessoas vão deixar de alugar por conta da sua decoração.

Ainda assim, se for de interesse seu, você pode deixar aberta a possibilidade de o inquilino fazer pequenas alterações. Contando que seja avisado e acordado entre as duas partes.

Vantagem: Aluguel de temporada

Como falei lá no começo, para um aluguel de temporada, alugar o apartamento mobiliado é a melhor alternativa. Outras locações de curto a médio prazo, sem ser temporada, também podem acontecer.

Famílias que vieram passar as férias na cidade e viagens a trabalho são dois casos bem comuns.

Desvantagem: Imóvel parado

Todas as vantagens para o proprietário tem dois lados, já percebeu?

Nesse momento, a desvantagem é que você corre o risco de ficar com o apartamento parado por vários meses durante o ano.

Tempo que você não estará recebendo a renda esperada do aluguel e, ainda, estará pagando alguns custos do imóvel.

Então, tanto se a sua intenção seja fazer o aluguel por temporada ou se o seu apartamento está localizado em uma área que não é atrativa para esse propósito, escolha bem a sua mobília para tornar o lugar irresistível.

Quer alugar seu apartamento mobiliado com um corretor de imóveis?

É essencial ter ajuda profissional para lidar com documentações e contratos de locação de imóveis. Principalmente no caso de você decidir alugar seu apartamento mobiliado, um corretor de imóveis vai ser seu melhor amigo.

Ao iniciar uma relação com profissionais como os que temos aqui na Arcidino, toda a responsabilidade está fora de suas mãos. Cuidamos de todo o processo, desde o primeiro contato até a cobrança do aluguel mensal.

Você apenas irá receber os benefícios e responder algumas questões quando, eventualmente, o inquilino precisar. Ainda assim, o contato será feito através do corretor, nunca diretamente com o proprietário.

Conheça melhor a Arcidino Geremias e entre em contato para podermos te ajudar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Comentários